Produtor de Água do Rio Camboriú encerra atividades de 2020

O Produtor de Água do Rio Camboriú encerrou suas atividades de 2020 na semana passada, com as últimas vistorias do ano e assembleia do Grupo Gestor para definir o calendário de 2021.

Na quarta-feira (25) foram realizadas com auxílio de drone, as vistorias em três propriedades participantes do projeto, que contribuem com a preservação dos recursos hídricos da bacia do Rio Camboriú. Localizada na Vila Conceição, a propriedade de Jorge Luiz Rodrigues, com 13,5 hectares de área conservada foi verificada. Também teve vistoria no Caetés, na área de 29ha de área conservada de Samuel Cardoso. E ainda no Louro, na propriedade de Ana de Oliveira com 63ha de área conservada. Todas estavam cumprindo os requisitos estabelecidos e estão aptos a receberem o auxílio por praticarem ações que contribuem com a nossa água.

Já na quinta-feira (26), teve a última assembleia do Grupo Gestor do Produtor de Água do Rio Camboriú, onde foi aprovado o calendário de assembleias de 2021 e discutido sobre a inclusão de outras atividades no Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), que contribuem para regulação hídrica e qualidade da água. “Dentro dessas atividades, falamos sobre o manejo sustentável na produção agrícola, assunto que iremos aprofundar no próximo ano”, mencionou a engenheira Ambiental, Rafaela Comparim Santos, responsável pelo programa.

Sobre o Produtor de Água

O Produtor de Água do Rio Camboriú foi criado pela Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (EMASA) em 2009, inspirada pelo Programa Produtor de Água da Agência Nacional de Águas (ANA) e por experiências internacionais. A iniciativa destina parte dos recursos da arrecadação anual, para a conservação e recuperação da bacia hidrográfica do Rio Camboriú, incentivando proprietários rurais a adotarem práticas conservacionistas em suas propriedades. O projeto conta atualmente com 27 propriedades parceiras e possui 1.154,28 hectares de área conservada, além de 70,97 hectares em processo de restauração.

Post anterior
Lançado Boletim do Programa Produtor de Águas do Rio Camboriú
Próximo post
Programa Produtor de Águas comemora seus 10 anos com dois dias de evento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

13 + quatro =

Menu